Lições Bíblicas do 1° trimestre de
2019 - CPAD | Classe: Adultos | Data da Aula: 27 de Janeiro de 2019
TEXTO ÁUREO
"E voltaram os setenta com
alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam."
(Lc 10.17)
VERDADE PRÁTICA
O relato do endemoninhado gadareno
mostra a soberania absoluta de Jesus Cristo sobre o Diabo e seus demônios.
LEITURA DIÁRIA
SEG. Lc 11.14: Jesus expulsa o
demônio da mudez
TER. Lc 4.41: Ao serem expulsos, os
demônios saíam gritando
QUA. Mt 25.41: Satanás e seus anjos
serão lançados no lago de fogo
QUI. Lc 9.1: Jesus nos deu poder
sobre os demônios
SEX. Jo 16.11; Cl 2.15: O chefe dos demônios
já foi vencido por Jesus, na cruz do Calvário
SÁB. Rm 16.20: Em breve, Deus
esmagará Satanás debaixo de nossos pés
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
Marcos 5.2-13
2 E, saindo ele do barco, lhe saiu logo
ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;
3 O qual tinha a sua morada nos
sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;
4 Porque, tendo sido muitas vezes preso
com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os
grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
5 E andava sempre, de dia e de noite,
clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
6 E, quando viu Jesus ao longe, correu
e adorou-o.
7 E, clamando com grande voz, disse:
Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que
não me atormentes.
8 ( Porque lhe dizia: Sai deste homem,
espírito imundo. )
9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E
lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
10 E rogava-lhe muito que os não
enviasse para fora daquela província.
11 E andava ali pastando no monte uma
grande manada de porcos.
12 E todos aqueles demônios lhe
rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
13 E Jesus logo lho permitiu. E, saindo
aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um
despenhadeiro no mar ( eram quase dois mil ), e afogaram-se no mar.
HINOS SUGERIDOS: 91,112, 569 da Harpa
Cristã
OBJETIVO GERAL
Conscientizar a respeito da autoridade
de Jesus Cristo sobre os de
• INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
A lição desta semana é um
desdobramento da anterior. Na lição passada estudamos sobre a natureza dos
demônios, na atual veremos acerca da possessão demoniaca e a autoridade de
Jesus para vencê-la. É importante ressaltar que os demônios continuam a
assaltar e a prejudicar vidas e famílias inteiras. Eles continuam a odiar o ser
humano, a mais bela criação de Deus. Por isso, precisamos estar na presença do
Altíssimo, cheios do Espírito Santo, e com a autoridade do nome de Jesus atuar
na libertação de vidas que se encontram amarradas pelas correntes do Maligno. A
Igreja tem o Espírito Santo. Ela é poderosa em Deus para destruir fortalezas.
Busquemos ao Senhor! Que Deus abençoe sua classe!
INTRODUÇÃO
O relato do endemoninhado gadareno
encontra-se também em Mateus e Lucas, com algumas variações. O fato revela
informações sobre a possessão demoníaca e o poder absoluto de Jesus sobre todo
o reino das trevas. É o prenúncio da vitória final de Cristo sobre Satanás e
seus anjos. E não somente isso, mas também uma prova viva de que podemos
confiar em Jesus.
PONTO CENTRAL
Jesus Cristo tem soberania absoluta
sobre o Diabo e seus demônios.
I - A POSSESSÃO
MALIGNA
I- Destacar a possessão de e sua harmonização na r bíblica;
1. Harmonização nas narrativas.
Mateus afirma que foram dois
endemoninhados (Mt 8.28). Mas Marcos e Lucas registram apenas um (Mc 5.2; Lc
8.27). Os pormenores descritos em Marcos são de um só, razão pela qual a
narrativa está concentrada nele. Marcos e Lucas registraram apenas o mais violento
e o mais feroz deles. O outro detalhe é que Mateus apresentou apenas um resumo
do episódio, pois a sua ênfase é a autoridade de Jesus sobre os espíritos
malignos. Mateus omite o fato de o porta-voz dos demônios se identificar como
"legião" e também o desejo de o gadareno, após sua libertação, seguir
a Jesus.
2. A opressão.
Os demônios aparecem como agentes de
Satanás causadores de males, dando às suas vítimas características típicas,
como força sobre-humana (Mt 8.28; 17.15; At 19.16), poder de adivinhar (At
16.16) e conhecimento sobrenatural (v.7). Eles atacam suas vítimas e, ao
possuí-las, dominam suas faculdades mentais, levando-as à demência (Mt 4.24;
17.15) e às vezes incapacitando-as de falar e de ver (Mt 9.32; 12.22).
3. Um quadro estarrecedor.
O endemoninhado gadareno vivia nos
sepulcros, desnudo, e era tão violento que nem mesmo os grilhões e as cadeias
podiam detê-lo. Corria pelos montes e desertos e se feria com pedras. O fato de
procurar viver nos sepulcros já era uma demonstração de sua total anomalia. 0
comportamento violento e sobrenatural do gadareno, para sua própria destruição,
e para a perturbação de seus vizinhos, revela a natureza destruidora de
Satanás.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A possessão maligna é um quadro
estarrecedor narrado e harmonizado nas narrativas dos Evangelhos.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
O comentarista da lição menciona que
"os pormenores descritos em Marcos são de um só, razão pela qual a
narrativa está concentrada nele". O destaque aqui são os textos de Mateus
8,28, Marcos 5.2 e Lucas 8.27. À luz do primeiro tópico, faça um exercício
comparativo desses três textos e aponte, juntamente com a turma, "os
pormenores" de ambos. Esse exercício é muito importante, pois abre o
entendimento dos alunos para a abrangência dos Evangelhos em suas diversas
facetas. É possível, assim, compreender que os pontos distintos entre os
Evangelhos não se excluem, mas complementam-se, ratificando a fidedignidade do
texto bíblico.
II - A LEGIÃO
DEMONÍACA
II- Conceituar legião demo
1. Uma legião.
Jesus perguntou como o espírito imundo
se chamava, ao que ele respondeu: "Legião é o meu nome, porque somos
muitos" (v.9). Uma legião romana era constituída por 6.000 soldados. Ainda
que o número de demônios não seja exato, ou que Legião seja uma identidade, eles
eram muitos. Eles são numerosos e poderosos, organizados e batalham sob uma
mesma bandeira, a de Satanás.
2. Expulsar e não dialogar.
Alguns procuram estabelecer diálogo com
os demônios porque Jesus perguntou ao espírito imundo qual era o seu nome. Isso
é visto com frequência nos movimentos neopentecostais pela mídia televisiva.
"Expulsai os demônios" (Mt
10.8). Esta é a ordem que recebemos do Senhor, e não de manter diálogo com
eles. 0 Diabo é o pai da mentira (Jo 8.44). Ninguém deve acreditar nem ficar
impressionado com as declarações dos demônios, porque eles são mentirosos. Isso
ocorreu porque o demônio era obrigado a confessar publicamente quem era o
responsável pela miséria do gadareno.
3. A presença de Jesus.
O poder e a presença de Jesus incomodam
o reino das trevas. 0 espírito imundo perguntou: "Vieste aqui
atormentar-nos antes do tempo?" (Mt 8.29). Isto mostra que a presença de
Jesus é um tormento para o reino das trevas e também que esse encontro serviu
como prenúncio da condenação final do Diabo e seus anjos (Mt 25.41).
SÍNTESE DO TÓPICO II
A presença de Jesus expulsa qualquer
legião demoníaca.
SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
Ao final desse tópico, seria
importante levar o aluno um relato consistente de um caso de possessão
demoníaca em que algumas características reais podem ser demonstradas.
Sugerimos um dos casos mencionados em uma das obras do teólogo pentecostal Myer
Pearlman, Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, onde o estudioso cita o Dr.
Nevius, missionário na China, em que ali se descreve que os casos de pessoas
possuídas na China são os mesmos apresentados nas Escrituras. Neles, as pessoas
manifestam uma espécie de dupla consciência. O Dr. Nevius exemplifica isso com
o caso de uma senhora chinesa que, apesar de estar sob a influência de um
demônio, cujo impulso era fugir da presença de Cristo, sentiu-se movida por uma
influência oposta, a deixar seu lar e buscar ajuda de Jesus. Ainda sobre esse
aspecto, o Dr. Nevius chega a seguinte conclusão: "A característica mais
surpreendente desses casos é que o processo dá evidências de outra
personalidade, e a personalidade normal nessa hora está parcial ou totalmente
dormente. A nova personalidade apresenta feições de caráter diferentes por
inteiro, daqueles que realmente pertencem à vítima em seu estado normal, e esta
troca de caráter tende, com raras exceções, para a perversidade moral e
impureza... Muitas pessoas, quando possuídas de demônios, dão evidências de um
conhecimento do qual não podem dar conta em seu estado normal. Muitas vezes
parece que conhecem ao Senhor Jesus Cristo como uma pessoa divina, e mostram
aversão e temor a Ele".
III - O PODER DE
JESUS
III- Expor o poder de Jesus: demônios;
1. Os demônios sabem quem é Jesus.
O relato da possessão do gadareno e de
sua libertação é uma amostra do poder absoluto de Jesus até sobre todo o reino
das trevas. Os próprios demônios sabem quem é Jesus (At 19-15) e conhecem a sua
procedência: "Que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem
sei quem és: o Santo de Deus" (Mc 1.24). Eles têm medo de Jesus e
estremecem diante dEle (Tg 2.19). Jesus veio para desfazer as obras do Diabo (1
Jo 3.8). Os demônios sabem que há um tempo determinado para o juízo divino
sobre as hostes infernais e temem por isso.
2. A soberania de Jesus.
Nessa passagem, vemos que aqueles
demônios, ou pelo menos o porta-voz deles, suplicando, pediram três coisas: que
Jesus não os mandasse para outra região (v.10), que não os mandasse para o abismo
antes do tempo (Mt 8.29), e que lhes permitisse entrar na manada de porcos que
passava pelo local na ocasião (vv.11,12). Os demônios não são nada diante do
Senhor Jesus. Marcos parece mostrar Satanás e seus demônios como
inconvenientes, e não como seres todo-poderosos diante de Jesus (Mc 1.23-26,34;
3.11). O inimigo de nossa alma não pode fazer o que quer (Jó 1.12; 2.4-5). Os
demônios fizeram esses pedidos porque não podiam resistir ao poder de Jesus.
3. A libertação do oprimido.
A extraordinária libertação do gadareno
logo chamou a atenção do povo. Muita gente se reuniu para ver o que havia
acontecido, pois a cura repentina do endemoninhado era algo espantoso.
Encontraram o homem em perfeito juízo, vestido e junto com Jesus (Lc 8.34-36).
Glorificamos a Deus quando vemos pessoas oprimidas pelo maligno sendo
libertadas pelo poder de Jesus. Ele nos delegou essa tarefa (Mt 10.8; Lc
10.19,20).
SÍNTESE DO TÓPICO III
O poder de Jesus liberta o oprimido e
atesta que o Filho é soberano.
IV - OS PORQUEIROS
IV- Analisar o comportamento porqueiros e do povo.
1. O local do acontecimento.
Segundo Mateus, o fato aconteceu na
"província dos gadarenos" (Mt 8.28); no entanto. Marcos e Lucas falam
da província ou terra "dos gerasenos" (Mc 5.1; Lc 8.26, Nova Almeida
Atualizada). Gadara situava-se a oito quilômetros do lago de Genesaré, nome
alternativo do mar da Galileia; e Gerasa, a atual Jeras, na Jordânia, ficava a
cerca de 50 quilômetros. Ambos os territórios faziam parte da região de
Decápolis, a leste da Galileia (Mc 5.20). Segundo o historiador Josefo, o
território de Gadara se estendia até o lago da Galileia. Moedas daquele tempo
trazem o nome de Gadara com o desenho de um barco impresso.
2. Sobre a manada de porcos.
A população de Decápolis era mista,
composta por judeus e gentios. A criação de porcos não era permitida aos
judeus; por isso, é provável que o porqueiro fosse gentio. O prejuízo foi
grande, já que eram dois mil porcos (v.13). Os porcos não resistiram à opressão
e se precipitaram por um despenhadeiro, afogando-se no lago (Lc 8.33). A
tradição judaica dizia que demônios e porcos são uma boa combinação. Os judeus
consideravam os demônios e os porcos como pertencentes à mesma ordem, e os
porcos eram considerados o lar dos espíritos imundos. Essa tradição parece ser
expressa quando os demônios pediram para entrar na manada de porcos.
3. O estranho pedido do povo.
Jesus foi convidado a se retirar da
terra dos gadarenos por causa do prejuízo dos porqueiros (Mc 5.16,17). Os
porcos valiam mais que a vida humana, na concepção daquela gente. Essa estranha
recepção causa-nos tristeza e espanto: como o herói é convidado a se retirar?
Hoje não é diferente. Há os que substituem Jesus por qualquer coisa. É muito
comum "coisificar" as pessoas e personificar as coisas. Para alguns hoje
em dia, os animais valem muito mais do que o ser humano. Os noticiários mostram
diariamente como muitos governantes tratam os imigrantes de modo inferior aos
animais. Esse espírito já existia nos tempos do Novo Testamento (Lc 13.15,16).
Na passagem que estudamos, aquela população rejeitou Jesus.
SÍNTESE DO TÓPICO IV
Mesmo vendo o gadareno em perfeito
juízo, o povo se colocou contra Jesus.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
É muito interessante reconstruir, o
máximo possível, o contexto que ocorre a possessão demoníaca de Gadara. Veja o
que este comentário diz a respeito: "Há várias linhas de tensão nesta
história-tensão entre Jesus e a legião de demônios, tensão entre Jesus e o povo
da cidade, tensão entre Jesus o endemoninhado e o povo da cidade. Cada linha
esforça-se contra as outras, de forma que do momento em diante em que Jesus
aparece na cena a atmosfera fica progressivamente carregada. Não é de admirar
que o povo da cidade entre em pânico!" (STRONSTAD, Roger; ARRINGTON,
French L. (Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Rio de
Janeiro: CPAD, 2003, p.215).
CONHEÇA MAIS
Legião
“[...] A legião era dividida em dez
coortes, cada uma formada por três tropas que, por sua vez, eram formadas por
duas companhias de cem soldados (centuárias). No NT, esse termo só é usado como
uma referência aos demônios (Mc 5.9,15; Lc 8.30) ou aos anjos (Mt 26.53).”
Leia mais em Dicionário Bíblico
Wycliff, CPAD, p.1137.
CONCLUSÃO
A possessão demoníaca é um fenômeno
estarrecedor que só pode ser contido pelo poder de Jesus. O Senhor
Jesus manifestou seu poder sobre toda a natureza, sobre o vento, sobre o mar,
sobre a morte, sobre as enfermidades, sobre o poder das trevas. Os demônios
estremecem diante dELe. O poder de Satanás é muito limitado diante do poder de
Jesus. Todos nós precisamos de Jesus, da comunhão com Ele, para dEle receber
poder e assim expulsar aos demônios, pois Ele nos deu essa autoridade (Lc
10.19,20).
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