Lições Bíblicas do 3° trimestre de
2019 - CPAD | Classe: Adultos | Data da Aula: 14 de Julho de 2019.
Texto Áureo
"Rogo-vos, pois, irmãos, pela
compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e
agradável a Deus, que é o vosso culto racional." (Rm 12.1)
Verdade Prática
O corpo do cristão é o "templo do Espírito
Santo" e, portanto, deve ser preservado para glória de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda -1 Ts 5.13: A tricotomia do
corpo
Terça - Rm 6.12: O pecado não deve
reinar em nosso corpo
Quarta -1 Co 6.13b: O nosso corpo não é
para a prostituição
Quinta - Rm 8.13: Devemos mortificar as
obras do corpo
Sexta -1Ts 5.23: O corpo deve ser
conservado irrepreensível
Sábado -1 Co 6.19,20: Devemos
glorificar a Deus em nosso corpo
LEITURA BÍBLICA EM
CLASSE
1 Coríntios 6.13-20.
13 -
Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém,
aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição,
senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
14 -
Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu
poder.
15 -
Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os
membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
16 -
Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela?
Porque serão, disse, dois numa só carne.
17 -
Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
18 -
Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que
se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19- Ou não sabeis que o nosso corpo é o
templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não
sois de vós mesmos?
20 - Porque fostes comprados por bom
preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem
a Deus.
HINOS SUGERIDOS: 7,128, 219 da Harpa
Cristã
OBJETIVO
GERAL
Expor a mordomia do corpo cristão sob o
entendimento bíblico de que somos "templo do Espírito Santo".
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Explanar sobre a dimensão material
do corpo;
II. Elucidar a dimensão espiritual do
corpo;
III. Correlacionar o culto racional com
a mordomia do corpo.
• INTERAGINDO COM O
PROFESSOR
O nosso corpo foi maravilhosamente
criado por Deus. As Escrituras demonstram essa obra especial da criação. O
nosso corpo tem duas dimensões ao menos, a material e a imaterial, está
constituída de alma e espírito. Num contexto materialista em que vivemos, precisamos
reforçar a visão bíblica da integralidade do ser humano. Esta lição, bem como a
próxima, buscará mostrar o ser humano todo. Quando o nosso Senhor proveu a
salvação para ele, o fez de modo integral. 0 ser humano é corpo, alma e
espírito. Somos razão e sentimento, cérebro e coração. Nada se exclui, mas tudo
se complementa.
PONTO CENTRAL
O corpo do cristão é o templo do
Espírito Santo.
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos a mordomia do
corpo. Nela, destacaremos o valor espiritual e a grandeza da obra criadora de
Deus. A Bíblia mostra que o Criador fez o homem do pó da terra, dando-lhe vida
e tornando-o sua imagem e semelhança. Quando compreendemos essa verdade
bíblica, tornamo-nos responsáveis pelo zelo do nosso corpo perante o Criador,
pois, segundo sua Palavra, o corpo do cristão é "templo do Espírito
Santo" (1 Co 6.19).
I
- A DIMENSÃO MATERIAL DO CORPO
1. A formação maravilhosa do corpo.
A Bíblia relata a criação do corpo do
ser humano (Gn 1.26-28; 2.18-25). Foi uma obra maravilhosa, poeticamente
expressa nas palavras do rei Davi: "Eu te louvarei, porque de um modo
terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a
minha alma o sabe muito bem" (Sl 139.14). No mesmo salmo, o autor sagrado
traz à memória a contemplação divina do corpo humano ainda informe (Sl 139.15).
Louve a Deus por sua maravilhosa Criação!
2. A estrutura do corpo humano.
Quando estudamos a estrutura do corpo
humano, percebemos quão maravilhosa foi a obra do Criador. Por exemplo, o
organismo humano se constitui de 216 tecidos organizados no esqueleto. Este
possui 206 ossos. O cérebro tem um trilhão de células nervosas e seus sinais
trafegam ao longo dos nervos até um máximo de 360 km/h. O corpo se constitui de
setenta por cento de água; tem 96.500km de veias e artérias;
10 bilhões de vasos capilares; 100
trilhões de células. A estrutura humana revela uma complexidade que a teoria da
evolução jamais explicará. Só uma mente onisciente, e um ser infinitamente
supremo, pode dar respostas lógicas à origem da vida e do homem: "No
princípio, criou Deus os céus e a terra [...] E criou Deus o homem à sua
imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou" (Gn 1.1,27).
SÍNTESE DO TÓPICO I
A dimensão material do corpo revela uma
obra maravilhosa; a estrutura do corpo, o arquiteto que o planejou.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
A fim de expor o primeiro tópico com
mais propriedade, busque informações técnicas em livros ou em sites
especializados. Informar-se sobre o Projeto Genoma, um programa de mapeamento
da genética humana, também contribuirá muito para você compreender o sistema
complexo do corpo humano. Com base nesses estudos, é impossível pensar que
somos fruto do acaso. Só um ser poderoso, majestoso e infinito poderia gerar
essa complexidade do corpo humano. Entretanto, tenha em mente que não
precisamos de qualquer estudo científico para determinar o que cremos, pois,
como diz as Escrituras, "pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra
de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é
aparente" (Hb 11.3).
lI - A DIMENSÃO
ESPIRITUAL DO CORPO
1. O corpo segundo as Escrituras.
A Bíblia usa várias metáforas para
designar espiritualmente o corpo:
1.1. "Corpo
do pecado".
Note este versículo: "que o nosso
velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito,
a fim de que não sirvamos mais ao pecado" (Rm 6.6). Nele, a expressão
"corpo do pecado" refere-se ao "velho homem" que, antes de
nascer de novo, usava o corpo como "instrumento de iniquidade" (Rm
6.12-14). Esse corpo também é chamado na Bíblia de "homem exterior",
um corpo que se corrompe, adoece e envelhece.
1.2. "Casa
terrestre"(2 Co 5.1).
Essa expressão refere-se à
"temporalidade do corpo", isto é, sua constituição física, a
"fôrma" do espírito. Esse corpo é a casa temporária, a morada
passageira, visto que nesta Terra somos "peregrinos e forasteiros" (1
Pe 2.11).
1.3. "Templo do Espírito
Santo".
Essa expressão aparece numa pergunta
retórica de Paulo em 1 Coríntios: "Ou não sabeis que o nosso corpo é o
templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não
sois de vós mesmos?" (6.19). É um alerta do apóstolo aos crentes de
Corinto para não darem lugar ao pecado, ou seja, não deixarem que o corpo fosse
contaminado pela prostituição.
2. Pecados contra o corpo.
A Bíblia adverte acerca dos pecados
contra o corpo:
2.1. Prostituição,
adultério, fornicação.
Usar o corpo como mercadoria a ser
vendida para fins sexuais é prostituição. A Palavra de Deus diz aos crentes com
muita clareza: “Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o
Senhor para o corpo" (1 Co 6.13b; cf. 1 Ts 4.3)". A Bíblia também tem
graves admoestações contra quem comete o pecado de adultério - relacionamento
sexual extraconjugal-(1Co 6.10; Hb 13.4) e o de fornicação - relacionamento
sexual entre solteiros-(Ef 5.5; 1Tm 1.10; Ap 21.8).
2.2. Homossexualidade.
O Antigo Testamento condena
explicitamente a união homossexual, considerando-a "abominação" a
Deus (Lv 20.13; 18.20). O Novo Testamento confirma essa condenação, reprovando
a homossexualidade de modo não menos incisivo: "Não erreis: nem os
devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os
sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os
maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus" (1 Co 6.10; cf.
Rm 1.18-32).
2.3. Transexualidade.
Segundo a OMS (Organização Mundial de
Saúde), a transexualidade é um "transtorno de identidade de gênero"
ou "disforia de gênero". Nesse transtorno, um homem "se sente
mulher" e, por isso, não aceita o próprio corpo; uma mulher "se sente
homem" e, igualmente, não aceita o próprio corpo, desejando assim
"mudar de sexo". A tragédia maior é quando se tenta normalizar isso
na cabeça de crianças e de adolescentes, trazendo confusão entre eles. Isso é
uma estratégia de origem satânica para destruir o plano original de Deus da
criação da família como célula mater da sociedade. Trata-se, pois, de um
terrível afronta à sacralidade do corpo criado por Deus com uma identidade
binária: "macho e fêmea os criou" (Gn 1.27).
3. A santificação do corpo.
É o ponto fundamental na mordomia do
corpo. Diz a Bíblia: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual
ninguém verá o Senhor" (Hb 12.14). A Bíblia mostra os meios de
santificação que levam em conta a ação de Deus e a contribuição do crente:
3.1. Os meios da santificação que vêm
da parte de Deus.
É Deus que age diretamente na
santificação integral do crente: "espírito, e alma, e corpo" (1 Ts
5.23). O Altíssimo também o santifica através de Cristo (Ef 5.25,26; Hb 9-14;
13.12; 1 Jo 1.7), do Espírito Santo (1 Co 6.11; 2 Ts 2.13; Rm 15.16) e da
Palavra de Deus (Jo 17.17).
3.2. A
responsabilidade humana na santificação.
Deus não entrega ao homem "um
pacote" de salvação pronto e acabado. Ele faz a sua parte no lado divino,
mas o homem tem de ser um participante ativo desse processo. Na santificação, o
homem precisa dar lugar à vontade de Deus:"[...] quem é santo seja
santificado ainda" (Ap 22.11). Logo, o crente pode participar do processo
de santificação mediante os seguintes elementos: a fé em Cristo (Rm 1.17);
dedicação a Deus (Rm 12.1,2); andando em espírito (Gl 5.16,17); renunciando ao
pecado (Mt 16.24; Rm 6.18,19).
SÍNTESE DO TÓPICO II
A dimensão espiritual do corpo envolve
a gravidade do pecado contra o corpo e a necessidade de sua santificação.
SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
"Atualmente, há urgente
necessidade de renovada ênfase à doutrina da santificação nos círculos
pentecostais. Em primeiro lugar porque são raros os pentecostais que hoje
aceitaram a ideia de estar precisando de renovação espiritual. A despeito de
muitíssimos crentes terem sido batizados no Espírito Santo, são muitas as
igrejas pentecostais que não possuem a vitalidade e a eficácia que nelas se
evidenciavam em anos anteriores. Em segundo lugar, a ênfase pentecostal ao
batismo no Espírito e aos dons sobrenaturais do Espírito tem resultado numa
falta de ênfase ao restante da obra do Espírito, inclusive a santificação. Em
terceiro lugar, a aceitação mais generalizada dos pentecostais e dos
carismáticos parece ter ameaçado a distinção tradicional entre a Igreja e o
mundo, lançando dúvidas sobre muitos dos antigos padrões de santidade. E,
finalmente, os pentecostais de hoje dão muito valor à popularidade que acabaram
de conquistar e, no afã de preservá-la, zelam por evitar qualquer aparência de
elitismo espiritual" (HORTON, M. Horton (Ed.). Teologia Sistemática: Uma
Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p.412).
III - O CULTO
RACIONAL E A MORDOMIA DO CORPO
De acordo com as Escrituras, devemos
nos apresentar em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Nesse sentido, o
nosso culto a Ele, segundo Romanos 12.1,2, deve considerar o seguinte tripé:
1. “Um sacrifício vivo".
A imagem do sacrifício, em Romanos,
remonta ao Antigo Testamento. Mas, no Novo Testamento, o cristão deve
apresentar-se a Deus como um sacrifício vivo e agradável - sacrifício de louvor
(Hb 13.15) -, pois todos os que cremos fomos crucificados com Cristo (Gl 2.19).
2. “Um sacrifício santo".
Essa perspectiva leva o crente à
santificação. E uma vez que ele se coloca como sacrifício vivo, demonstra
pertencer a Deus, consagrando-se inteiramente ao Pai, para viver uma vida santa
e pura no corpo, na alma e no espírito (1 Ts 5.23). Uma vida santa é um culto
ao Senhor.
3. “Um sacrifício agradável".
Oferecendo-se em sacrifício vivo, o
salvo é visto pelo Senhor como oferta de grande valor (5151.17). Uma das coisas
mais belas da vida cristã é quando a nossa vontade está alinhada à vontade de
Deus. Esse é o verdadeiro estágio de total entrega ao Pai.
A imagem de sacrifício mostrada
didaticamente em Romanos 12, ensina como deve ser a nossa mordomia no campo
espiritual e material. Ela passa por uma mente renovada, não conformada com o
"espírito" deste mundo, em que o cristão é instado a viver em
"sacrifícios" cotidianamente. Assim, o nosso culto racional.
SÍNTESE DO TÓPICO III
O culto racional e a mordomia do corpo
estão sob a perspectiva do "sacrifício vivo", do "sacrifício
santo" e do "sacrifício agradável".
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
O apóstolo Paulo traz ordem ao culto
(1 Co 14.26-39), sugerindo haver um ‘ritual livre' e a Igreja Primitiva também
teve formas apropriadas de culto: ’E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na
comunhão, no partir do pão e nas orações' (At 2.46).
No Novo Testamento, encontramos
algumas formas litúrgicas como 'saudação'; 'doxologia'; aclamações como 'Abba,
Aleluia, Amém, Hosana, Maranata'; ‘a coleta semanal'; 'o serviço social' (At
6.1); 'a santa ceia'; 'os cânticos de salmos e hinos' (Ef 5.19; Cl 3.16) e
essas práticas e muitas outras permanecem hoje em nossas igrejas. 0 próprio
Jesus Cristo, checando em Nazaré, entrou num dia de sábado na sinagoga, tomou o
livro e achou o lugar onde estava escrito a respeito dele mesmo (Lc 4.16-18; Is
61.1). Paulo diz: 'Prega a Palavra' (2 Tm 4-1,2)'' (KESSLER, Nemuel. Culto e
suas Formas. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.21).
CONCLUSÃO
O nosso corpo tem uma dimensão material e outra espiritual. Nesse
aspecto, a Palavra de Deus tem orientações diretas sobre o perigo do pecado
contra o nosso corpo e a necessidade de vivermos em santidade diante de Deus.
Assim, para glorificá-lo, precisamos prestar um culto racional a Deus,
apresentando-nos em sacrifício vivo, santo e agradável ao Eterno. Que Ele nos
faça mordomos fiéis de seus bens tão preciosos em todo o nosso espírito, alma e
corpo!
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